Blog
Como vistoriar um imóvel para evitar problemas após a compra
Comprar um imóvel é uma decisão importante que requer alguns cuidados para evitar dores de cabeça, caso o empreendimento apresente problemas estruturais após sua aquisição. Para te resguardar de aborrecimentos após a mudança é necessária uma vistoria na propriedade, após receber as chaves. Para isso é necessário seguir alguns procedimentos conforme apresentamos abaixo:
1) Vistoria – Agende a vistoria em um dia que esteja mais tranquilo para que ela seja feita de forma criteriosa. Caso você não saiba o que deve ser vistoriado, vale a pena pedir para que algum familiar ou amigo te acompanhe ou, até mesmo, contratar uma empresa especializada neste tipo de serviço;
2) Memorial Descritivo – Leve esse documento com você para que possa checar se todos os materiais aplicados seguiram as especificações apresentadas durante a venda do imóvel;
3) Instalações Elétricas – Leve uma luminária e lâmpadas para que você possa testar todas as tomadas e soquetes do imóvel. Verifique se todos os pontos de energia que constam no projeto foram instalados. Além disso, aproveite para testar os interfones e abra o quadro de luz para verificar se todos disjuntores estão identificados.
4) Instalações Hidráulicas – Ao entrar no imóvel, ligue todas as torneiras e deixe a água sair por cerca de dois minutos. Esse procedimento fará com que você possa verificar se não existem vazamentos nos sifões. Já no caso das descargas, acione-as e verifique se tudo funciona bem sem vazamento.
5) Pisos e azulejos – Verifique se estão bem colocados, se não há peças trincadas e se o rejunte está bem-feito. Caso você verifique que há peças com defeitos use adesivos para marcá-las e informe a construtora ou imobiliária.
6) Portas e janelas – Abra todas portas e veja se ela não enrosca no piso. Verifique também todas as janelas e feche-as completamente para ver se as maçanetas e trincos estão funcionando bem.
7) Pintura – Verifique visualmente se não existem pontos que formam sombras nas paredes e se há falhas na pintura, como manchas. Faça fotos dos locais onde serão necessárias correções.
8) Check-List – Após finalizar a vistoria, verifique se em seu check-list constam todas as solicitações. Tire uma foto para ter uma cópia e lembre-se de usá-la como roteiro para quando for fazer a nova vistoria.
Após a vistoria, você deve solicitar os reparos, quando esses forem necessários, e assinar um termo quando as mudanças forem finalizadas. Assim você e sua família poderão mudar para o imóvel e aproveitar todo o conforto do lar!
- 10/08/2018 Centro Comercial de Alphaville oferece variedades para moradores
- 18/06/2018 Cimento queimado vai bem com tudo: de paredes e bancadas a pisos
- 02/05/2018 Cândido comemora conquistas com equipe ampliada
- 02/05/2018 Mais que um residencial, um estilo de vida para você e sua família!
- 02/05/2018 Requinte e modernidade em imóvel de alto padrão
- 02/05/2018 PUC Minas terá Campus na região do Alphaville
- 02/05/2018 Costa Laguna inaugura quadras de Tênis assinadas por Bruno Soares
- 10/04/2018 4 dicas para combinar a madeira com a decoração
- 10/04/2018 FGTS pode ser usado para o pagamento integral de imóvel
- 15/03/2018 Obras de arte valorizam decoração e garantem personalidade aos ambientes
- 25/01/2018 Resolução do ano: comprar o imóvel dos sonhos
- 19/01/2018 Construção Civil: previsão de avanços econômicos e tecnológicos
- 12/01/2018 Automação para limpeza de piscinas traz comodidade e praticidade
- 05/01/2018 Caixa reabre linha de crédito com um dos juros mais baratos do mercado
- 05/12/2017 Qualidade de vida e bem-estar ao seu redor