Busca avançada
Imóveis favoritos (0)

Resoluo do ano: comprar o imvel dos sonhos

25/01/2018
Compartilhe:

Todo início de ano é comum planejar, estipular metas e prazo para cumpri-las. Muitas vezes, a aquisição da casa dos sonhos ganha lugar de destaque na lista de desejos do novo ano. Mas, independentemente de o pagamento do imóvel ser realizado na modalidade à vista ou financiado, uma coisa é fato: o planejamento financeiro é essencial para a conquista do sonho.

De acordo com a consultora financeira Luscimeia Reis, a principal ação do planejamento financeiro é definir um propósito para o seu dinheiro de acordo com o seu estilo de vida e seus desejos para o ano. “Sabendo como utilizar seu dinheiro, não se gasta com o supérfluo. Pessoas que só poupam para juntar dinheiro, que não têm um propósito, têm grande risco de falhar na missão. Já o planejamento ajuda na orientação dos gastos”, explica.  

Ao planejar a compra de um imóvel, uma das decisões mais importantes é escolher a forma de pagamento e, para não se arrepender da modalidade escolhida, é necessário analisar bem cada uma delas e, principalmente, poupar com antecedência.

No financiamento bancário, o comprador deve ficar atento às taxas de juros, pois elas podem até dobrar o valor final do imóvel. Em contrapartida, nessa forma de pagamento pode-se aproveitar o valor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que, a cada dois anos, pode ser utilizado para amortização da dívida. É importante pensar, também, em mesclar as formas de pagamento, dando uma entrada de ao menos 20% e financiar o valor restante. Assim, o tempo de pagamento será menor e, consequentemente, as taxas de juros caem.

Outra dica importante dada por especialistas do setor imobiliário é acompanhar a taxa SELIC e só efetuar a compra do imóvel financiado quando a mesma estiver 20% maior que a taxa do financiamento.

Já o pagamento à vista é vantajoso quando o comprador possui um valor investido maior do que o valor da propriedade, pois essa modalidade de pagamento também pode apresentar riscos devido às variações do mercado. Inflação, taxas de juros e mercado imobiliário em geral influenciam na vantagem ou desvantagem de fechar o negócio. Por outro lado, a disponibilidade do valor do pagamento permite uma melhor negociação com o vendedor e, assim, pode ser mais lucrativo.

Em 2018, o mercado imobiliário está mais confiante. A economia, aos poucos, vai se recuperando. Portanto, caso a aquisição da casa dos sonhos esteja em seus anseios para este ano, planeje-se e realize-se. É possível. O importante é, apenas, avaliar suas condições.

25/01/2018
Compartilhe:
Participe! Deixe seu comentário sobre este post
Av. Picadilly, n 100 Lojas 118/119 - Alphaville Lagoa dos Ingleses Nova Lima - MG
Mapa

Nosso site tem a versão MOBILE